Início » História

HISTÓRIA

O ICC é uma obra social Scalabriniana.

A Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como Scalabrinianos, foi fundada por São João Batista Scalabrini, é uma comunidade apostólica de religiosos inserida na atividade Missionária que tem por carisma a acolhida aos migrantes. Sua principal missão é fazer-se migrante com os migrantes. E claro, se colocando a serviço das classes mais pobres e vulneráveis.

O Instituto Cristóvão Colombo – ICC foi fundado por Padre José Marchetti em 1895, para acolher crianças órfãs, especialmente crianças migrantes. Padre José Marchetti, como você poderá ler na aba fundador dedicou sua vida à missão, faleceu ainda jovem protegendo uma criança órfã.


Banda do Orfanato Cristóvão Colombo - Sem Data

Quarto do Orfanato Cristóvão Colombo - Sem Data

Seu legado teve continuidade através da direção de Padre Faustino, ele equipou o Orfanato de oficinas profissionalizantes, como também deu continuidade na construção do Orfanato de Vila Prudente inaugurado em 1904 (Hoje Casa Madre Assunta).

Em 1908 a Igreja de Santo Antônio, na Praça do Patriarca – SP que pertencia à Confraria de Nossa Sra. do Rosário dos Homens Brancos e que fora reestruturada completamente pelos membros da família Condes de Prates, carecia de capelão. Os responsáveis da Confraria solicitaram ao Pe. Faustino, através da Congregação Carlista - Scalabrinianos assumisse a capelania vacante. O convite oferecido calhou perfeitamente para equilibrar e fortalecer as finanças do Orfanato Cristóvão Colombo, vez que as ofertas da Igreja eram direcionadas para a manutenção do orfanato.

No fim de 1918, o ICC estava sob direção do Padre Marcos Simoni, nessa época o Estado de São Paulo sofreu com os efeitos letais da “gripe espanhola”. Uma comissão constituída para a proteção dos órfãos e das viúvas presidida por Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, solicitou que fossem abrigadas e protegidas no Instituto Cristóvão Colombo diversas crianças, alcançando o pico das internações no ano de 1925 com 620 crianças.

O ano de 1946 ficou marcado pela gestão de Padre Santo Bernardi por lançar a pedra fundamental de novas construções que quadruplicaram o número dos abrigados e em menos de três anos, em 1945, um primeiro pavilhão de quatro andares estava concluído e inaugurado.

Em 1952 o Orfanato passou a se chamar Instituto Cristóvão Colombo, cumprindo a Lei Estadual Nº 1.943 que orientava que as instituições oficiais de assistência social destinadas a recolher a infância desamparada não poderiam denominar-se asilo, abrigo, orfanato, reformatório ou casa correcional, devendo ser dada preferência aos termos lar, escola, educandário, creche, ou outros, que ajustem à finalidade do estabelecimento, tal mudança ocorreu na administração do Padre Isidoro Bizzotto.

Em 1973 o ICC teve grandes reformas para melhorar a qualidade dos serviços ofertados na Instituição, neste ano sob a direção de Padre Pedro Afonso Zamberlam foram inauguradas duas piscinas e um ginásio de esportes. Visando melhores condições de atendimento e organização da casa, no dia 30 de junho de 1973 inaugurou solenemente as novas instalações com dez salas de aula, gabinete dentário, ambulatório médico, secretaria, diretoria e outras partes, que muito favoreceram o bom funcionamento da Instituição.

Em meados dos anos 70, Padre Romano Bevilacqua, desenvolveu um trabalho de aproximação dos familiares das crianças que viviam no ICC sob regime de internato, especialmente nas férias, contratou profissionais da área de psicologia para desempenhar essa função. Sua administração também foi marcante, pois ele atuou na parte administrativa regularizando os bens patrimoniais do ICC.

Em 1983 o ICC, assim como muitas instituições, sofreu com ajustes fiscais e econômicos do país, Padre Luciano Bonotto, teve diversos desafios administrativos e também sociais, precisou lotear parte significativa do terreno do ICC para suprir a escassez dos recursos financeiros. Na parte social fez com que todas as sextas-feiras as crianças voltassem para as respectivas casas dos familiares responsáveis, estimulando o convívio social e afetivo e corresponsabilizando também os responsáveis na proteção social.

Em 1999, já sob influência do Estatuto da Criança e do Adolescente o ICC passou a receber meninas, é importante lembrar que até o presente ano, somente meninos eram acolhidos no Instituto, as meninas eram atendidas na outra ala do Instituto sediada na Vila Prudente. Sob a direção de Padre Otone Tasca, o ICC teve um lindo coral.

A partir dos anos 2000, o ICC sede as atividades desenvolvidas na ala da Vila Prudente para as Missionárias de São Carlos Borromeu - Scalabrinianas e sob a direção de Padre José Carlos Pedrini encerra as atividades de abrigamento, as crianças passam o dia no ICC e retornam para seus lares diariamente.

Em 2019 o ICC passa a ofertar Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, tipificados com a Política Nacional de Assistência Social em contra turno escolar. Já sob a administração do Padre José Edvaldo Pereira Silva, o ICC implanta diversos procedimentos administrativos, reforça as atividades direcionando-as para a assistência social, fortalece a equipe técnica social e inaugura diversas reformas para manutenção do patrimônio.

Em 2023 o ICC cria novos serviços como o Programa de Voluntariado, Oficina com Migrantes e Assessoramento a outras Instituições Scalabrinianas, estendendo o atendimento à 60 crianças migrantes em Cuiabá - MT e 60 crianças em Manaus - AM.

Instituto Cristovão Colombo - CNPJ: 60.931.847/0001-11
© 2024 Todos os direitos reservados.